sexta-feira, 11 de março de 2011

Cogumelos.



Dias de chuva molham a grama do meu jardim, de forma que eu não preciso ficar agoando, a chuva deixa a grama com um aspecto mais verde, mais escuro, as gotas de água são perceptíveis a olho nu. Minha casa fica mais escura quando chove, a solidão fica mais apertada, corro para ligar as luzes, uma música ou qualquer coisa que me lembre vida, só assim vou me acostumando com o frio, com a solidão, que nesses dias parece ser mais forte, mais agressiva. O melhor a fazer em dias de chuva é dormir, ficar abraçado com alguém que ama, ler um livro na rede, olhar a chuva cair e o chão seco ficar cheio de água escorendo para os lugares mais baixos. Gosto de olhar minhas plantinhas, elas ficam mais vivas com a chuva, como se alguém estivesse lhe dando exatamente o que precisam para sobreviver, e é exatamente isso que acontece, água, a fonte da vida.
No dia seguinte, pós chuva, o sol aparece de mansinho de manhã cedo, um sol que não queima a pele, mas quando fechamos os olhos e sentimos ele dá vida a cada célula do nosso corpo, bem devagarzinho nos sentimos como um bêbê tomando seu banho de sol matinal, puro, só você e Deus. Deitar na grama com os olhos fechados era a paz que mais me aproximava de Deus, naquele momento, podia sentir cada soprada do vento, cada raio de sol, podia sentir a grama furando minha pele e formigas subindo por entre meus dedos, podia sentir a natureza tão intensamente que aquilo me hipnotizava. Foi quando reparei que por entre as minhas plantinhas haviam nascido algo diferente, e logo percebi que depois de dias de chuva e de umidade, cogumelos começaram a nascer no meu jardim.
Meus olhos brilharam, porque eles trouxeram para o meu jardim verde, cores, beges, vermelhos, marrons, amarelos, brancos e alguns até florescentes. Meus olhos brilharam porque quando a gente vê cores e vidas diferentes no nosso jardim, a gente fica feliz, a gente quer cuidar deles também! A gente fica curioso.
Não fazia a mínima ideia como cuidar de cogumelos, mas eles eram lindos, ouvi dizer que alguns são alucinogenos e outros tantos venenosos, mas também a muitos comestiveis. Ouvi dizer que temos que ter cuidado com eles, porque a aparencia pode enganar muito, os mais bonitos são os mais perigosos, e os que achamos feios são os mais deliciosos, alguns fazem nos sentir leve, alucinado, fora do mundo, estes devem ser apreciados na quantidade certa.
Certa de que os cogumelos podem ser comparados com as pessoas, fiquei boba com a beleza de alguns, que me chamaram atenção de longe, mas quando cheguei perto, senti o mal cheiro e a minha sorte era que ele cheirava mal, se não tinha morrido confiando naquela beleza. As pessoas são assim, elas enganam, fingem ser quem não são, temos que saber sentir o cheiro delas.

ML

Nenhum comentário:

Postar um comentário